sexta-feira, 30 de abril de 2010

CHAMADA PARA A PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE

PROFESSORES ATENÇÃO!


Neste LIRAa foram levantados em todo estado de 730 estratos, lembrando que cada estrato corresponde a um conglomerado de aproximadamente 10 mil imóveis, portanto tivemos cerca de 7,3 milhões de imóveis amostrados, dos quais 49% estão classificados como áreas de alerta (cerca de 3,6 milhões), 14% como locais de alto risco (cerca de 1 milhão) e 37% em baixo risco (em torno de 2,7 milhões). Logo, com mais de 60% da área levantada em alerta ou alto risco, permanece a necessidade de manutenção das medidas preventivas de controle do vetor através da eliminação de criadouros para o mosquito da dengue em nosso estado. Seguem os gráficos da distribuição desses estratos, por município e região do Estado do Rio de Janeiro, conforme classificação de risco obtida no LIRAa de março de 2010.
Por este motivo precisamos nos mobilizar para auxiliar nossos alunos, levando os conhecimentos básicos para iniciar uma campanha de prevenção contra a DENGUE.
PROFESSORES, seu papel dentro de sala de aula é fundamental. É por meio da sua informação que alunos e alunas levarão os cuidados relativos à dengue para dentro de casa. Orientar crianças e jovens para o combate à doença que já ameaça a saúde pública mundial é uma ótima maneira de multiplicar conhecimento, exercer cidadania e salvar vidas.

Veja como você pode fazer para ensinar:

- Ensine o tema de forma criativa a seus alunos. Promova jogos, use estratégias lúdicas para que fixem o aprendizado e o apliquem na vida.

- Fique atento às datas comemorativas, como o Dia do Meio Ambiente, o =Dia do Vizinho etc. Qualquer ocasião pode ser adequada para motivar os alunos a combater a doença.

- Promova ações semanais de combate aos focos do mosquito com seu grupo de alunos, na própria escola. Ensine-os a localizar os possíveis criadouros, a jogar areia nos vasos de plantas, a tampar contêineres de água etc.

- Mantenha-se atualizado acerca dos mitos sobre a doença, para corrigir qualquer tipo de informação equivocada que seus alunos emitam em sala de aula.

- Esporadicamente, promova dinâmicas ou peça que seus alunos compartilhem os tipos de ações que são tomadas em casa para o combate à doença.

- Inclua, nos exercícios diários e provas, questões multidisciplinares que possam remeter ao combate ao mosquito e à doença, mesmo que não tratem especificamente de biologia/ciências.

- Cole cartazes, nas paredes e murais da escola, que expliquem e chamem a atenção das crianças quanto à dengue e ao mosquito.
  

Fonte: http://www.riocontradengue.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário